quarta-feira, dezembro 17, 2008

Em ação misteriosa, 300 gatos são retirados da Santa Casa
Autor(a): Vinícius Queiroz Galvão

Um mistério animal ronda a Santa Casa de São Paulo. Da noite para o dia, a gataria que vivia no pátio e nos jardins do hospital simplesmente sumiu. Assim, do nada.
Segundo a instituição, ali vagavam 300 gatos. Sim, trezentos; muitos deles deixados por moradores do bairro e pacientes que, depois de tratados, largavam a ninhada depois de a fêmea dar cria.
A Santa Casa diz que a permanência dos gatos tornou-se "complicada" e que os bichos "entravam nas enfermarias e em contato com os pacientes". "O que é contrário às normatizações da Vigilância Sanitária e aos critérios de controle do Serviço de Infecção Hospitalar."
Em nota, a Santa Casa diz que os gatos foram recolhidos por uma ONG, mas se recusa a informar qual para que a reportagem faça a confirmação.
Segundo a Secretaria da Saúde, o Centro de Controle de Zoonoses da prefeitura não recebeu solicitação para a remoção dos animais.
No fim de semana, os muros da instituição nas ruas Dona Veridiana e Marquês de Itu apareceram com pichações como: "Que fim tiveram os gatos da Santa Casa?" ou "Cadê os gatos?". E mais: "Gatos sumiram! Crime.".
Era o que faltava para atiçar a discórdia e os boatos. Taxistas do ponto em frente à emergência dizem que os bichos foram afogados nas caldeiras. Funcionários do hospital afirmam que os animais foram soltos longe dali, na marginal Tietê.
Enfermeira da Santa Casa, Neuci Camargo Pigini, 51, que alimentava e castrava os gatos havia dez anos, diz que até os padres da capela eram contra os bichos. "Nesta época de Natal eles iam dormir na palha do presépio. Uma deu cria e sujou o Menino Jesus." Segundo Pigini, os gatos foram levados "por uma protetora". "Ela não é louca, é fina", diz.
A ordem agora é chamar a polícia se alguém for visto soltando gatos no quintal.

Fonte: Folha de S.Paulo
Data: 17/12/2008 10:15:00

Nenhum comentário: